sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Química Verde


"Verde" é uma palavra com muitas conotações - dinheiro e doia de São Patrício, entre outras -, mas o que é importante, aqui, é a sua associação com o movimento ambiental, que teve início no começo da década de 1970.
A expressão química verde passou a ser amplamente utilizada nos Estados Unidos durante os anos de 1990. Em 1996, a EPA iniciou seu Programa para a Química Verde (Green Chemistry Program), que inclui pesquisas, educação e iniciativas de superação, assim como o Prêmio Presidencial Desafio da Química Verde (Presidential Green Chemistry Challenge Awards), um programa anual que visa  reconhecer inovações se define como "química mais limpa, mais barata, mais inteligente". A sociedade Norte-Americana de Química (American Chemical Society) promove ativamente a química verda, e a Sociedade Real para a química (Royal Chemistry Society), na Inglaterra, atualmente, publica o jornal Green Chemistry, dedicado a pesquisas. Hoje, algumas universidades oferecem cursos de graduação em química verde.
Se cnsiderarmos que a palavra "verde" significa ambientalmente correto ou amigável, como a química pode ser verde? As pessoas têm opiniões diferentes sobre química e produtos químicos. Alguns utilizam a palavra "química" com sinônimo de substância tóxica. Outros acreditam que todos os nossos problemas podem ser resolvidos por meio da pesquisa em química e em outras ciências. Os químicos percebem que tudo, incluindo noss alimentação, a água e nosso organismo, assim como os compostos tóxicos, é feito de produtos químicos. O estudo da química, assim como a maior parte dos aspectos da vida, tanto tem resolvido problemas como os tem criado. Algumas vezes, as descobertas químicas fazem as duas coisas ao mesmo tempo. 

Fonte: Química Geral e Reações Químicas, Vol. 2, 6ª Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário